Casa de brincar
PARA ADULTOS E CRIANÇAS BRINCAREM JUNTOS
O oitavo ano da Oba! Arquitetura na Casa Cor foi especial. A marca comemorou junto com o público 10 anos de muitos projetos e produtos lançados no mercado carioca. Com um espaço totalmente interativo, que misturou conceito e uma loja popup, as arquitetas Leila Bittencourt e Kiki Spinola criaram um espaço pensado para crianças e adultos brincarem juntos.
– Por que os adultos param de brincar? Quando perdemos esse olhar lúdico? Para responder essa pergunta, pensamos em um espaço que remetesse às fantasias de criança, com casinhas na árvore, cabanas, mas com um outro olhar e uma nova leitura, de espaços interativos que brincassem com a escala, convidando os adultos para participar das atividades, conta Leila Bittencourt. A partir dai a gente criou um espaço totalmente interativo. Cada parede das casinhas tinha uma atividade: instrumentos musicais, painéis para desenhar, recortados, com o pin arts, com mapas aplicados, completa.
A escala do espaço também foi um fator importante para o projeto. Com 123 metros quadrados e 6,5 metros de pé direito, preencher e criar o ambiente foi um desafio. Manteve-se o clima industrial deixando os tijolos à mostra, usando painéis de MDF para definir cada atividade e espaço.
Na parede do fundo, um grande papel de parede feito com lambe-lambe, criado pela La Estampa, foi um dos grandes destaques do Casa Cor Rio 2017, sendo um dos mais compartilhados no instagram do evento. A inspiração para a arte veio do Centro do Rio de Janeiro, com os grafites, lambe-lambes, as vistas da cidade, tudo junto e misturado.
Já a loja popup da Oba! Arquitetura foi uma experiência diferente: pela primeira vez houve a venda no local, que gerou uma interação ainda maior com a marca. Geralmente as pessoas querem levar um pouco de seus ambientes preferidos para casa e com a loja, esse desejo pode ser realizado. A marcenaria da Oba! lançou diversos produtos e linhas novas na mostra, gerando uma identificação com o público visitante.
O balanço foi muito positivo. E aponta novos caminhos para a Oba!
– A casa com criança, de qualquer idade, fica cheia de vida, ela imprime a sua presença dentro do espaço. Nesse Casa Cor tentamos mostrar como esse espaço pode ser preenchido de forma lúdica, para que toda a casa seja uma Casa de Brincar, sem muita divisão entre adultos e crianças. Afinal, todos temos um lado lúdico que quer brincar e ser feliz, e a arquitetura tem o papel de criar esses cruzamentos entre função e forma, entre realidade e fantasia. – explica Leila.